ELCIO CONTINUARÁ NA VIDA PÚBLICA

Elcio despediu-se do mandato e anunciou que não mais será candidato, mas que permanecerá na vida pública.

O Deputado Elcio Alvares, em discurso na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, depois de agradecer a solidariedade de todos os Deputados na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Orçamento do Estado para 2015, aprovadas por unanimidade, despediu-se do mandato e anunciou que, embora não pretenda mais disputar outra eleição, irá permanecer na vida pública, que é uma das suas vocações, ao mesmo tempo em que retoma suas atividades profissionais como advogado.

O parlamentar considerou uma homenagem a sua escolha pelo Governador Paulo Hartung para Líder do Governo, na retomada dos trabalhos legislativos. Nos dois mandatos de Deputado Estadual, Elcio Alvares foi Líder do Governo por três vezes, sendo duas delas do Governador Paulo Hartung. Foi também Presidente da Assembleia Legislativa e, por seis anos consecutivos, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça.

Abaixo, na íntegra, o pronunciamento do Deputado:

“Assomo a esta tribuna tocado pela emoção também, dupla emoção. O discurso do Senhor Deputado Claudio Vereza, como sempre elegante. S. Ex.ª foi meu companheiro na Comissão de Justiça, onde exerci a Presidência e S. Ex.ª a Vice-Presidência. Hoje o Senhor Deputado Claudio Vereza encerra sua vida parlamentar de representação, mas deixou claro que continua em busca de dias melhores para o povo brasileiro.

Por que minha vinda a esta tribuna? Tinha feito um compromisso comigo de que não me despediria de mandato. Sairia do jeito que cheguei, indo embora. Mas alguns fatos me trazem a esta tribuna, Senhor Presidente e eminentes colegas.

Quando entramos no recesso, tomei um rumo, meu rumo profissional como advogado, e fui distinguido por um convite do Senhor Governador Paulo Hartung para exercer a Presidência da Banestes Seguros. Aceitei. Neste entretempo, veio a convocação, Senhor Presidente. E no dia que comparecemos à Assembleia Legislativa, os colega e inclusive eu, o Governador me surpreendeu com o convite. Entendi claramente a intenção de S. Ex.ª pedindo para que eu liderasse a Assembleia Legislativa, como Líder do Governo, durante este período da convocação. É um gesto que guardei no fundo do meu coração.

Já fui homem de muitas homenagens. Percorri uma gama da vida política como poucos. Fui Ministro de Estado duas vezes e Governador, mas um gesto como esse, no momento em que estou dentro da minha Casa, a Casa que amo, trabalho e participo, entendi a grandeza do gesto do primeiro mandatário do Estado.

Permita-me agora agradecer aos colegas esta demonstração de solidariedade e companheirismo, de compreensão dos propósitos do Governo votando a LDO e o orçamento. Entendo que tenho que dizer algumas palavras que nascem no coração.

Eu e o Senhor Governador Paulo Hartung nunca fomos companheiros de jornadas anteriores. Comecei a conhecê-lo praticamente Deputado Estadual e confesso aos senhores, conforme está escrito em meu livro Memórias do Meu Tempo, que o Senhor Governador Paulo Hartung para mim é uma personalidade fascinante, um homem altamente preparado para dirigir não só o Estado, mas qualquer órgão público que precisa de probidade, honestidade e acima de tudo competência. O Governador tem gestos que comovem.

Hoje, praticamente com esta fala da tribuna, a exemplo do meu querido colega, Senhor Deputado Claudio Vereza, estou encerrando minha vida pública em razão de mandato parlamentar ou de qualquer outro mandato. Continuarei na vida pública, isso está dentro da minha índole, mas pretendo não mais disputar eleição e Deus há de me permitir isso com toda dignidade.

Mas não poderia deixar, Senhor Presidente, como estou fazendo agora, de dar uma moldura de relevo a este amigo e companheiro Paulo Hartung, para quem trabalhei dedicadamente na última eleição ao lado de V. Ex.ª, Senhor Presidente, e de outros companheiros na certeza de que o Estado do Espírito Santo seria entregue nas mãos de um homem profundamente capacitado para dirigir o Estado.

O povo do Estado do Espírito Santo deu ao Senhor Governador Paulo Hartung uma honraria política que dificilmente será concedida a outro político. Por três vezes o elegeu Governador do Estado. É um fato político que, temos a impressão, será muito difícil acontecer no Estado do Espírito Santo: um político por três vezes se eleger Governador do Estado.

O Senhor Governador volta com um discurso moderno, falando uma linguagem de sinceridade. Os Senhores Deputados que estão presentes, na última reunião no Palácio Anchieta, puderam sentir isso de perto. O Senhor Governador falou e convenceu, com uma linguagem serena, de estadista, de homem público que sabe o que quer.

Vejam bem, hoje votamos à unanimidade duas peças importantes, decorrência, por certo, do entendimento que o Senhor Governador teve com os Senhores Deputados e a compreensão dos nossos colegas ao sentir o alcance da mensagem.

Senhor Governador Paulo Hartung, hoje o seu companheiro de lutas políticas e eleitorais está se despedindo, profundamente honrado com a distinção do convite que lhe foi feito para liderar o seu Governo. Vemos o simbolismo do gesto de V. Ex.a. Começou o Governo e quis ter um gesto conosco de dizer que, pelo menos por dias, participamos deste novo esforço em favor do Espírito Santo.

Queremos ficar ao lado do Senhor Governador Paulo Hartung. Queremos ajudá-lo no que for possível, na modéstia dos nossos préstimos. Queremos lhe reiterar permanentemente confiança e admiração para que S. Ex.a possa prosseguir levando o Espírito Santo por bons caminhos, dando ao nosso Estado o lugar de destaque que merece no concerto nacional.

Senhor Governador, registramos bastante emocionado, as nossas palavras de gratidão. Gratidão é um sentimento que não deve nunca um homem perder de vista, porque enobrece e acrescenta.

Senhor Governador Paulo Hartung, quis o destino que o nosso último gesto político, um discurso desta tribuna, fosse de homenagem a sua pessoa. Parabéns, Senhor Governador. Que Deus o abençoe e dê a todos os membros do seu Governo discernimento e compreensão para entenderem que estão participando de um dos maiores governos que o Estado já teve.

Nós da Assembleia Legislativa, hoje felizes, satisfeitos com o desfecho, podemos dizer, talvez fazendo acústica às palavras do Senhor Deputado Claudio Vereza, que cumprimos o nosso dever, Senhor Governador. Estamos profundamente felizes pelo resultado da sessão de hoje. Muito obrigado.”