Segundo mandato de Deputado Estadual
No segundo mandato, Elcio Alvares aceitou o convite e foi Líder do Governo de Renato Casagrande, ajudando-o na Assembleia
Elcio Alvares cumpriu um segundo mandato na Assembleia Legislativa, conquistado nas eleições de 2010 quando ainda presidia o Legislativo Estadual. Ele foi um dos 30 parlamentares eleitos e, após a posse, foi escolhido para presidir a Comissão de Justiça, o que também tinha feito no início do seu primeiro mandato.
Na Comissão, ele comandou a votação dos mais importantes projetos do Governo do Estado e dos parlamentares. A Comissão dá a palavra decisiva sobre a tramitação de projetos, determinando se continuam ou se são arquivados, levando em consta a sua constitucionalidade, isto é, se estão de acordo com a Constituição do Estado e do Brasil.
O Deputado, tal como tinha acontecido em relação ao Governo anterior, foi convidado pelo Governador Renato Casagrande para ser o seu líder na Assembleia Legislativa. Era de sua responsabilidade acompanhar os projetos enviados pelo Governo e articular sua aprovação pelos Deputados Estaduais.
Como líder, também participava de reuniões em que o Governo do Estado definia suas prioridades, nelas incluindo novas legislações, fossem para aperfeiçoar leis existentes, fossem novas leis. Elcio foi líder até o início da campanha eleitoral de 2014. Com o lançamento da candidatura do ex-governador Paulo Hartung, deixou a liderança do Governo.
A decisão de afastar-se foi tomada quando o seu partido definiu que iria apoiar a candidatura de Hartung ao Governo. Elcio se alinhou ao partido, pediu audiência ao Governador Renato Casagrande e entregou-lhe o cargo. Embora tivesse anunciado que não mais seria candidato, acabou sendo convencido a disputar um novo mandato de Deputado Estadual.
Feita a apuração dos votos, ele não conseguiu se eleger, ficando como suplente do seu partido, o Democratas. Elcio Alvares definiu que não mais participaria da vida pública, dedicando-se ao eu escritório de advocacia, mas acabou convencido pelo já eleito Governador Paulo Hartung e aceitou a Presidência da Banestes Seguros.