Desde que assumiu, em Fevereiro de 2009 a Presidência da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o Deputado Elcio Alvares, com o apoio dos outros integrantes da Mesa Diretora, tomou uma série de medidas que aumentaram a transparência do poder, como o Portal da Transparência, que coloca na internet à disposição do cidadão, todas as informações sobre a aplicação dos recursos destinados ao Poder, tanto na parte administrativa, quando aos Gabinetes dos parlamentares.

Uma das primeiras medidas tomadas pelo novo Presidente foi o corte de gastos. Com isso, contratos foram renegociados, outros rescindidos, baixando o volume de gastos feitos pelo Legislativo com sua manutenção. Com a economia feita, a Assembleia pode conceder uma bonificação de fim de ano aos seus servidores. Na área administrativa foram estabelecidos uma série de controles internos, inclusive de ponto, para averiguar a presença dos servidores. Neste caso foi adotado um sistema eletrônico, que registra entrada e saída dos servidores.

Em relação ao funcionalismo do Legislativo, o Presidente Elcio Alvares determinou que, para assumir um cargo na Assembleia, quem for nomeado, seja para um cargo efetivo ou em comissão, antes da posse terá de apresentar Declaração de Bens, Certidões Negativas Criminais e Atestado de Antecedentes. Na atual gestão foi aprovado, também, projeto que autoriza o corte de cargos comissionados no Legislativo Estadual.

Em relação às eleições deste ano, através de ato da Mesa Diretora, a Assembleia estabeleceu diversos parâmetros para a campanha politica deste ano, proibindo a distribuição de propaganda nas dependências do Legislativo e a utilização dos Gabinetes dos parlamentares para a campanha. Também vedou o uso dos carros oficiais durante o período eleitoral.