Lembrando que dedicou mais de 55 anos de sua vida à advocacia, o Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Deputado Elcio Alvares, homenageou, durante sessão solene no Legislativo, os advogados, destacando a importância destes profissionais para a aplicação correta da Justiça.

Elcio Alvares admitiu que a vida política o desviou em alguns momentos, mas jamais o distanciou da profissão, da advocacia. Diante de um Plenário lotado, elogiou, em seguida, seu colega de profissão e de Plenário, o deputado Doutor Hércules, autor do requerimento para a realização da homenagem. E destacou a importância da advocacia no cumprimento das garantias constitucionais e da legalidade.

Direito

O presidente da OAB/ES, Homero Junger Mafra, anunciou que a comissão proposta por Doutor Hércules será criada, dando prioridade ao descumprimento das prerrogativas constitucionais do direito à saúde. E comparou que negar esse direito ao cidadão é o mesmo que negar o acesso á Justiça.

Homero Mafra enalteceu o trabalho dos 46 profissionais homenageados na sessão com diplomas alusivos à data, em especial os representantes da Defensoria Pública, um órgão cuja importância nem sempre é reconhecida à altura.

“Somos todos voluntários de um trabalho que liberta e engrandece”, disse Homero Mafra, referindo-se à condução da OAB-ES. Uma das lutas é justamente garantir o pleno exercício da advocacia pública, muitas vezes criminalizada por conta de pareceres emitidos.

Recordou, ainda, a explosão de uma carta-bomba na sede do Conselho Federal da OAB, no Rio de Janeiro. “Os advogados não aceitam a opressão de um Estado autoritário”, avisou. E adiantou que no dia 27 de agosto, quando o atentado completa 30 anos, haverá um ato cobrando a apuração do caso e que arquivos sejam abertos.

“Como uma postura de humanidade, para que não tenhamos viúvas do quem sabe e órfãos do talvez”, disse Homero, referindo-se aos que até hoje desconhecem o paradeiro de maridos e filhos, levados por partidários do regime militar que se iniciou em 1964 e terminou em 1985.