Aproveitando que o Legislativo Estadual está discutindo o assunto, o Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Deputado Elcio Alvares, voltou a ressaltar a importância do sistema aquaviário para a mobilidade urbana na Grande Vitória. Segundo ele, a volta do sistema, implantando quando governava o Estado, oferecerá à população um novo meio seguro e rápido de transporte, ao mesmo tempo em que retirará veículos das ruas. O novo sistema, de acordo com o Presidente, deve começar a funcionar no próximo ano, segundo informações recebidas do Governo do Estado.

“O transporte aquaviário representa para a Grande Vitória uma redenção na sua mobilidade. Nunca falamos no Governo passado, de 1975 a 1979, mas uma das realizações mais sentidas desse Governo foi a instalação do transporte aquaviário de Vitória. As pequenas lanchas cortando a nossa baía; os terminais Porto de Santana, Dom Bosco e Vila Velha era uma concepção nova, redimindo uma vocação histórica que não nos apercebemos”, afirmou o parlamentar.

O Deputado Elcio Alvares acrescentou: “Somos uma ilha, cercada de água por todos os lados. Não é crível que até então não tivéssemos transporte aquaviário, totalmente diferente do transporte por meio de veículos automotores. Quem se lembra do transporte aquaviário sabe que cada viagem era uma festa. Tenho uma profunda solidariedade para com os passageiros de ônibus, que durante o trajeto têm o semblante triste e cansado, após um dia de trabalho, pois o ônibus não oferece nenhuma latitude”.

O Líder do Governo na Assembléia Legislativa, Deputado Elcio Alvares, afirmou da tribuna que o transporte aquaviário será a redenção para a mobilidade urbana na Grande Vitória, retirando veículos das ruas e oferecendo ao usuário do transporte coletivo um meio rápido e seguro de se locomover. O Deputado elogiou a iniciativa do Governador Paulo Hartung, através do Vice-Governador e Secretário de Transportes, Ricardo Ferraço, ressaltando que o objetivo do sistema não é gerar lucro para o Estado, mas atender a população, hoje com dificuldade de se locomover devido ao intenso trânsito na Grande Vitória.

E o Presidente da Assembleia Legislativa concluiu parabenizando o Governador Paulo Hartung e o Vice-Governador Ricardo Ferraço, que como Secretário de Transportes iniciou o projeto de retomada do aquaviário, agora tocado pelo Secretário Neivaldo Bragatto. “Estamos no caminho certo no momento, pois sessenta mil veículos passarão a trafegar num período de três anos, sendo necessário que alternativas de transportes sejam abertas. Esse projeto consagra uma modalidade de transporte fundamental para o bem-estar e para a qualidade de vida do povo da Grande Vitória”, concluiu.