Assinada pelo Presidente Elcio Alvares, com o apoio dos Deputados Marcelo Coelho e Givaldo Vieira, que integram a Mesa Diretora, resolução determina novas medidas de economia no Legislativo do Espírito Santo. Desta vez, o ato cortou verbas indenizatórias pagas ao servidor comissionado que muda de cargo, sendo exonerado de um e, imediatamente, nomeado para outro. Até agora, este servidor recebia, por exemplo, férias proporcionais ao ser exonerado. No novo cargo, começava novamente a contagem do tempo. A partir da decisão da mesa este tempo será cumulativo e as verbas indenizatórias só serão pagas àqueles que, exonerados, deixem o quadro de servidores do Legislativo Estadual.
Alem de representar economia para o Poder, a medida enquadra a movimentação dos servidores dentro do que estipula a legislação, segundo entendimento da Procuradoria da Assembleia, que foi ouvida antes da decisão tomada pela Mesa Diretora. Desde que assumiu, a partir do dia 01 de fevereiro deste ano, a atual Mesa Diretora da Assembleia, presidida pelo Deputado Elcio Alvares, tomou uma série de iniciativa de controle de gastos e economia do dinheiro público por parte do Legislativo. Neste sentido, contratos foram suspensos, outros renegociados, diminuindo as despesas nos vários setores do Poder.
Outro ato da Mesa Diretora foi a instituição de ponto eletrônico para os servidores. Antes, o sistema era manual e a presença do servidor no trabalho não era controlada. A Assembleia está adotando um moderno sistema de ponto, de forma a saber quem efetivamente está trabalhando. Em outras áreas, há um esforço de aperfeiçoamento da gestão do Legislativo e é nesse sentido que estão sendo feitos investimentos na área de tecnologia da informação, com a implantação de uma completa infra-estrutura e a substituição do parque de informática da Assembleia, o que dará maior agilidade à administração e melhores condições de atuação aos parlamentares.