Visto pelo Presidente Elcio Alvares como uma forma de melhorar a mobilidade urbana na Grande Vitória, o Sistema Aquaviário – ligações por mar entre os municípios de Vitória, Vila Velha e Cariacica – será reimplantado pelo Governo do Estado. Para que isso seja possível, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo modificou legislação sobre transporte e permite a contratação de empresa para operar o serviço.
O Sistema Aquaviário foi implantado pelo Governo do Estado quando o Deputado Elcio Alvares era o Governador. As linhas ligavam Vila Velha e Cariacica a Vitória, fazendo a integração com os ônibus e oferecendo um sistema rápido e seguro de transportes. Depois de alguns anos de funcionamento, ele foi privatizado e, aos poucos, foi fechando linhas até ser terminado.
No atual Governo, o Governador Paulo Hartung determinou estudos para a reimplantação do sistema e a mudança na legislação estadual foi feita exatamente para permitir a sua volta. Por elas, a Ceturb pode contratar, mediante concessão, empresas interessadas na operação do novo sistema. “O capixaba, sobretudo os moradores de Vitória e Vila Velha lembram do sistema, de como ele funcionava e de como beneficiava quem precisa todos os dias se deslocar para trabalhar”, afirma o Deputado.
A volta do Sistema Aquaviário é, no entender do Deputado Elcio Alvares, uma grande conquista. Ele elogia o Governo do Espírito Santo por ter a sensibilidade de restabelecer, mesmo que com novos critérios, um sistema que se mostrou eficiente. Acha, ainda, que o retorno do transporte pelo mar dará uma grande contribuição para a mobilidade urbana na Grande Vitória, diminuindo o número de veículos nas ruas. A primeira linha deve ligar a Prainha, em Vila Velha, à Praça do Papa, em Vitória e terá, como no antigo sistema, integração com os ônibus.