Por proposição do Deputado Elcio Alvares, aprovada pelo Plenário, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo faz hoje, segunda-feira, dia 19 de setembro, homenagem aos 35 anos de lançamento do sinal da TV Gazeta, hoje com emissoras em Vitória, Colatina, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. A inauguração da TV foi feita durante o Governo de Elcio e ele foi quem definiu a concessão do sinal à Rede Gazeta.

A TV Gazeta entrou no ar às 12 horas do dia 11 de setembro de 1976, no canal 4. Décima oitava afiliada da Rede Globo, a emissora alcançava no seu inicio 2/3 do território capixaba sem a necessidade de retransmissores, graças a um poderoso transmissor instalado no Morro da Fonte Grande, em Vitória, e uma antena de 54 metros de altura. Foi a primeira emissora de televisão com concessão oficial no Espírito Santo, conforme lembra o Deputado.

A partir de sua instalação – lançamento do sinal – muita coisa mudou, deixando de lado os filmes emendados e chegando até as câmeras digitais. A TV acompanhou as evoluções tecnológicas, buscando sempre a atualização.  Desde o dia 9 fevereiro de 2009, a emissora disponibiliza o sinal digital em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e parte de Guarapari. A definição de 1.080 linhas da TV digital aumenta em seis vezes a qualidade e as informações da imagem, o que significa maior riqueza de detalhes percebidos pelo telespectador. A TV digital representa o início de  uma nova era para a televisão aberta, com diversos benefícios para o telespectador, como a mobilidade e a interatividade.

Atualmente, a TV Gazeta cobre todo o Espírito Santo com as emissoras de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Colatina. A emissora produz, também, vários programas locais, incluindo os noticiários dos quatro canais, com equipes de jornalismo em cada uma das cidades. Desde o seu lançamento a TV Gazeta é afiliada à Rede Globo.