O Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Deputado Elcio Alvares, lança amanhã, dia 29, o Prêmio Cidade Cidadã. O concurso tem por objetivo reconhecer as melhores iniciativas municipais nas áreas de meio ambiente, idoso, trabalho e criança. O projeto que instituiu o prêmio é do Vice-Presidente, Deputado Rodrigo Chamoun (PSB), através da Lei nº 9.155/09.Podem participar Prefeituras de todo o Espírito Santo, bem como iniciativas de entidades, comunidades e até cidadãos, desde que indicados pela Prefeitura de origem.

O Presidente considera que o concurso é uma forma do Legislativo ampliar sua participação na vida dos municípios e, ao mesmo tempo, reconhecer as iniciativas municipais nas categorias abrangidas pelo prêmio, uma forma de dar visibilidade ao que está sendo feito e permitir que, através do conhecimento, as boas práticas se espalhem. A metodologia do concurso consta do edital publicado no Diário do Poder Legislativo de 11 de setembro, e >disponível para consulta no site da Ales. As inscrições são gratuitas e vão de 1º a 30 de outubro.

Podem ser feitas diretamente com a entrega dos projetos no protocolo da Ales, ou enviados por Sedex, com data limite de postagem fixada em 30 de outubro. Após as inscrições, a comissão especial do Prêmio, que conta com a participação voluntária de nove especialistas nas áreas a serem julgadas, terá até 30 de novembro para avaliação dos trabalhos.

A comunicação aos três selecionados, por categoria, e a publicação dos nomes dos projetos serão feitas no período de 1º a 4 de dezembro. A classificação dos ganhadores será conhecida no dia 8 de dezembro, em sessão solene para entrega dos troféus. Os municípios cujos projetos forem finalistas também receberão troféus como reconhecimento ao desenvolvimento de políticas públicas, na extensão de práticas sustentáveis ao meio ambiente e de inclusão da cidadania.