O Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Deputado Elcio Alvares, assinou resolução – juntamente com os integrantes da Mesa Diretora – que premia capixabas que tenham se destacado na defesa dos direitos humanos. O prêmio se chamará Orlando Bonfim Junior e poderá ser dado, ainda, a entidade ou produção de caráter jornalístico e científico que cumpram objetivos e defesa dos direitos dos cidadãos. Ele será concedido anualmente e o premiado será escolhido por uma Comissão Julgadora que poderá, também, indicar uma menção honrosa.

O prêmio é destinado aos capixabas que se destacarem neste setor de atuação, mas pode contemplar, por exemplo, publicações jornalísticas e científicas que tenham sido feitas em outros Estados. A condição básica para a premiação é que seus autores sejam capixabas. A resolução já está em vigor e a premiação será feita no meio de cada ano. As indicações para o prêmio poderão ser feitas pelos integrantes da Comissão Julgadora ou por qualquer entidade ligada à área de direitos humanos.

“O que estamos fazendo”, afirma o Presidente Elcio Alvares, “é reconhecer, enquanto casa que representa os anseios de todos os capixabas, o trabalho de pessoas e entidades que lutam para melhorar as condições dos direitos da pessoa e do cidadão no Espírito Santo. Acreditamos que este prêmio funcionará como um reconhecimento do que já foi feito, mas também como um incentivo para que os direitos humanos sejam cada vez mais respeitados no Estado”.