O Deputado Elcio Alvares foi eleito para presidir a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Ele irá comandar a que é considerada uma das mais importantes comissões do Legislativo nos próximos anos. Pela Justiça passam todos os projetos apreciados pelo Legislativo Estadual, sejam eles propostos pelos Deputados Estaduais ou encaminhados pelo Governador do Estado, Presidente do Tribunal de Justiça, Procurador Geral do Ministério Público ou pelo Presidente do Tribunal de Contas do Estado.

Elcio já presidiu a Comissão de Justiça logo depois de assumir o seu primeiro mandato, acumulando o cargo com o de Líder do Governador Paulo Hartung na Assembleia. Com a sua eleição para Presidir o Poder Legislativo Capixaba, ele se afastou da Comissão, já que a legislação impede a participação do Presidente da Assembleia em Comissões Técnicas da Casa. O Presidente só vota em caso de haver empate nas votações feitas no Plenário do Legislativo e envolvendo todos os Deputados.

Ao comentar sua eleição, o Deputado Elcio Alvares afirmou que, após deixar a Presidência, não pleiteou nenhum cargo no Legislativo, mas atendeu aos apelos e acabou aceitando presidir a Comissão. Explicou que é na Comissão que se afere a legalidade e a constitucionalidade dos projetos em tramitação na Assembleia Legislativa, o que é feito pelos Deputados que a compõem e que são designados relatores destes projetos. Após a apresentação do relatório, ele é apreciado por todos os membros da Comissão e se o projeto for aprovado, continua a sua tramitação, indo às outras Comissões, onde também recebe parecer, depois do que vão ao Plenário para votação. Nela, o projeto é aprovado ou rejeitado. Se aprovado, é encaminhado à sanção do Governador. Se rejeitado, é arquivado.