O Deputado Elcio Alvares (DEM) será eleito, novamente, para a Presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Esta será a terceira vez que o parlamentar preside a Comissão, considerada uma das mais importantes do Legislativo. Ele assumiu o posto na primeira metade do seu primeiro mandato como Deputado Estadual, deixando-o quando foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Com o início do segundo mandato, o Deputado foi novamente eleito para o cargo.
À frente da Comissão a preocupação do Deputado é dar-lhe aspecto técnico, olhando as proposições que lhe são submetidas somente do ponto de vista legal e constitucional. A Comissão é que determina a legalidade e a constitucionalidade dos projetos que são apreciados pela Assembleia Legislativa, sejam eles de iniciada dos próprios parlamentares ou enviados pelo Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas ou Ministério Público. Somente depois que a Comissão atestar a legalidade e constitucionalidade da proposição é que ela continua tramitando e chega ao Plenário para votação.
“Fico honrado com a indicação, principalmente por ela ter sido feita por consenso”, afirma o Deputado Elcio Alvares. Com mais de 40 anos de vida pública, ele já integrou, também, as Comissões de Justiça da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, onde também foi o líder do Governo Fernando Henrique Cardoso. Ao longo da vida política, ele já foi Governador do Espírito Santo e duas vezes Ministro de Estado da República: da Indústria, Comércio e Turismo e da Defesa. No caso do Ministério da Defesa ele foi o responsável pela sua implantação e o primeiro civil a comandar as forças militares do Brasil.