“O esporte é um dos melhores meios de inclusão social e, por isso, só podemos destacar a iniciativa do Governo do Espírito Santo de criar a Bolsa Atleta Capixaba. Através dela, o Estado estará investindo em atletas que praticam o desporto olímpico, incluindo o para-olímpico”, a afirmação é do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Elcio Alvares, ao comentar a lei aprovada pelo Legislativo Estadual que cria o programa e a ele destina 750 mil VRTEs anualmente, o que, hoje, representa algo em torno de R$ 1,5 milhão.
O Deputado lembra que o Governo Estadual já instituiu, também com a aprovação da Assembleia, bolsas de estudo para os estudantes carentes, oferecendo oportunidade a quem quer estudar e não pode pagar pelo ensino. Agora, com a Bolsa Atleta Capixaba o Estado estará proporcionando apoio a quem quer competir em alto nível, podendo representar não só o Espírito Santo mas o próprio Brasil.
As bolsas serão concedidas por períodos de 12 meses e pagas mediante prestações mensais. O atleta que a receber terá de prestar contas do dinheiro e a aprovação da concessão será feita pelo Conselho Estadual de Esportes e Lazer. O critério para a concessão do apoio é a colocação do atleta no ranking de sua especialidade em níveis local, nacional e internacional.