O Presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Deputado Elcio Alvares (DEM), considerou que o diálogo entre o Executivo e o Legislativo capixabas é exemplar. “A linguagem celebrada é a do interesse público”, assegurou, no discurso de fechamento da prestação de contas do Governador Paulo Hartung (PMDB). Elcio salientou que nenhum parlamentar colocou seus interesses acima dos interesses do Estado. E citou os deputados Paulo Roberto (PMN) e Sérgio Borges (PMDB), respectivamente líder e vice-líder de Governo na Casa, como responsáveis “por esse momento de calmaria na Assembleia”.
Também elogiou a postura do governador Paulo Hartung, que fez sua última prestação de contas de forma detalhada e, indiferente ao avanço da hora, não se furtou em responder aos questionamentos dos deputados. O governador respondeu que exerce uma “missão” desafiadora, que exige equilíbrio e calma para enfrentar os desafios. Acrescentou que quando chegou ao Palácio Anchieta, em 2003, considerou grande a empreitada, mas obteve o apoio e o reconhecimento da população capixaba.
Quanto à Assembleia, frisou: “Me ajudou a quebrar a coluna vertebral dos erros e do mau caminho em que este Estado vivia”. Agradeceu não somente à Casa, mas às demais instituições públicas do Estado, que deram sua parcela de contribuição. Paulo Hartung sustentou que um governador precisa ter o apoio do Legislativo: “Se não tiver, vira refém do que há de pior na sociedade”. Ele agradeceu, ainda, o apoio de lideranças políticas e dos partidos políticos. Em tom de despedida, Paulo Hartung agradeceu as sugestões, críticas e elogios. E se emocionou ao estender seus agradecimentos à mulher, Cristina, aos filhos, Gabriel e Júlia, e a toda família.