O Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Elcio Alvares, assumirá pela primeira vez desde que foi eleito Deputado Estadual o Governo do Estado do Espírito Santo devido às viagens do Governador Paulo Hartung e do Vice-Governador Ricardo Ferraço. Ao assumir o Governo Elcio está, novamente, fazendo um feito histórico: é o primeiro ex-Governador do Estado que, mesmo interinamente, assume o Executivo e isso ocorre 31 anos depois de ter deixado o Governo capixaba com um dos maiores índices de aprovação da população.
“Considero uma grande honra poder assumir o Governo e vejo no gesto do Governador Paulo Hartung não uma homenagem a mim, pessoalmente, mas ao próprio Legislativo”, afirmou Elcio após saber que irá governar o Estado por poucos dias. O Deputado foi, também, o primeiro ex-Governador capixaba a se eleger Deputado Estadual, tendo sido reeleito para um segundo mandato, o que é também um fato histórico. Além disso, foi eleito para a Presidência da Assembleia Legislativa do Espírito Santo por unanimidade de todos os Deputados Estaduais.
Com 45 anos de vida pública, Elcio Alvares foi, primeiro, Deputado Federal e no final do seu segundo mandato assumiu o Governo do Espírito Santo. Depois, elegeu-se Senador da República, sendo líder do Governo Fernando Henrique Cardoso no Senado Federal. Como Senador presidiu a Comissão do Impeachment, que acabou provocando a renúncia do ex-Presidente Fernando Collor de Mello. No Governo de Itamar Franco foi Ministro da Indústria, Comércio e Turismo. E no de Fernando Henrique foi quem implantou o Ministério da Defesa, sendo o primeiro civil a dirigir um Ministério Militar no Brasil.
Ao final do seu mandato de Senador, Elcio voltou à advocacia, sua profissão de origem, exercendo-a por alguns anos quando, então, decidiu disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, sendo eleito em 2006 para o primeiro mandato e, neste ano, reeleito para o segundo.gr