O Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Elcio Alvares, destacou o trabalho feito pelo Rotary Clube no Espírito Santo, lembrando que a organização, que é mundial e está presente em todos os continentes e países, começou no Estado com o Rotary Clube de Vitória, sediado no Centro de Vitória. Daí, deu-se a sua expansão para todo o Estado.

“ O Rotary Clube de Vitória que começou a dar uma nova dimensão de vida a um jovem advogado ainda vivendo as primeiras emoções dos anos advocatícios colhidos no verdor profissional; representando o direito, a advocacia civil, viu figuras que eram estelares do nosso Estado. Se eu fosse repetir o elenco de nomes, diria todos os nomes de um tempo que Vitória praticamente vivia também seus primeiros momentos de uma cidade grande”, lembrou o parlamentar, citando o rotariano Manoel Ceciliano e que o pai dele, Nelson Abel de Almeida, foi seu professor.

– Em 1905, quando Paul Percy Harris pensou no Rotary Clube, talvez não tivesse a visualização desses inúmeros países, mais de duzentos, desses clubes extraordinários que foram se formando. Talvez o meu tempo de político, de vida pública, permita-me Senhor. Rotary é uma lição de vida, afirmou o Deputado Elcio Alvares. E completou: Talvez aquele menino profissional da advocacia possa dizer no dia de hoje que muita coisa o Rotary lhe ensinou, deu a dignidade do exercício da função pública. Rotary não é político, mas plasma caracteres de uma maneira extraordinária”.

O Rotary, de acordo com o Presidente da Assembleia, ensinou-o a “ver a mocidade como essa força irredenta que desponta em todos os momentos, os jovens bolsistas pelo mundo afora, levando a mensagem de fraternidade de Rotary. Rotary é uma casa da paz; uma casa onde cada rotariano acredita num mundo em que comunguemos de mãos dadas o ideal cristão de sermos irmãos, acima de tudo. Não precisa de mais nada, compreender o conceito que faz de nós homens tementes a Deus”.

O pronunciamento do Deputado foi feito durante Sessão Especial realizada pela Assembleia Legislativa capixaba em homenagem ao Rotary Clube. Nela, Elcio afirmou ser a instituição “uma confraria, uma irmandade. O meu depoimento, quem sabe, eu que não sou saudosista, é o  depoimento que me faz o rotariano que fui há muitos anos e que a política, de forma perversa, me tirou do convívio do Rotary Clube para me obrigar a seguir outros caminhos, principalmente em Brasília. Hoje vejo que a chama do Rotary Clube está mais acesa do que nunca. O ideal do Rotary Clube de serviço está permanente no olhar, no gesto de cada um”,

E concluiu o Deputado Elcio Alvares na homenagem: “Perdoem-me o arroubo se falei de Rotary, pois me permito diante de meus ex-confrades dizer uma coisa importante: na vida já tive muitos mandatos. Deus me proporcionou talvez a condição inusitada de como político ter sido governador, ministro por duas vezes, Senador da República, Líder do Governo, passei pela Câmara Federal. Mas hoje lhes afianço diante dos Rotaries de meu Estado, como se este fosse o altar que me leva à confissão, o mandato que mais encheu o meu coração, que mais me tocou, foi o de Deputado Estadual”.