O Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Elcio Alvares, anunciará, na próxima semana, todos os detalhes da reforma administrativa que irá propor para o Legislativo Capixaba. Um das principais medidas é a transformação de cargos comissionados em cargos efetivos, o que permitirá a realização de concurso público parar o preenchimento de cerca de 200 diferentes postos de trabalho na estrutura do Poder.
Com o apoio dos integrantes da Mesa Diretora, que assinarão o projeto juntamente com o Presidente, a proposta de mudança terá de ser aprovada pelos Deputados Estaduais para começar a vigorar. Embora ainda em fase final de estudos e elaboração, o projeto visa à profissionalização da gestão na Casa. Como os cargos comissionados serão transformados em cargos efetivos, o seu preenchimento terá de ser feito por concurso público.
Além de buscar a melhoria da estrutura administrativa do Legislativo, adequando-a às suas necessidades, o projeto de reforma administrativa significa, também, economia para o Poder e, ao mesmo tempo, como afirma o Presidente Elcio Alvares, irá ampliar a transparência na atuação da Assembleia Legislativa. A medida que está sendo tomada pela Mesa Diretora é baseada em lei aprovada pelos
Deputados Estaduais neste ano. Nela, estão previstas a reforma administrativa da Casa e a diminuição do número de cargos comissionados. A expectativa da Direção da Assembleia é que o percentual de comissionados caia dos 60% de hoje para cerca de 33% depois da reforma.
Outro aspecto para o qual as informações dos jornais chama a atenção é que as mudanças que a Mesa Diretora, comandada pelo Deputado Elcio Alvares, quer implementar não implica em aumento de despesas com servidores, podendo, inclusive, haver uma diminuição dos gastos.