O Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Elcio Alvares, depois de passar a Presidência ao Deputado Rodrigo Chamou, o que acontece hoje pela manhã, assume, a partir das 14 horas o Governo do Espírito Santo devido às viagens do Governador Paulo Hartung e do Vice-Governador Ricardo Ferraço. É a primeira vez nos oito anos do Governo Hartung que um Presidente do Legislativo assume o mais alto cargo do Executivo Estadual.

Como Governador, posto que volta a ocupar 31 anos após ter deixado o Palácio Anchieta – Elcio foi Governador de 1975 a 1979 – Elcio Alvares volta ao cargo, que irá exercer por uma semana. O Deputado – que acaba de ser eleito para um segundo mandato – afirmou, em relação a esta volta, que reviver a posse e os anos em que despachou no Palácio Anchieta será emocionante, mas que encara a tarefa com “humildade e sem nenhuma sombra de vaidade”.

“Estou consciente de todas as obrigações que terei”, frisou Alvares, que admitiu ter saudade da função. “Senti saudade de ser governador, de trabalhar pelo meu povo. Nos meus quatro anos, não tive um dia de férias. Quando saí do Palácio, desci as escadarias carregado nos braços do povo”, relembrou o deputado. Depois do Governo do Estado, o atual Deputado Estadual foi Senador e duas vezes Ministro de Estado da República, tendo implantado o Ministério da Defesa e ocupado a pasta da Indústria, Comércio e Turismo. Antes de chegar ao Executivo Estadual em 1975, Elcio Alvares foi Deputado Federal por dois mandatos, sendo que, no segundo dele, foi proporcionalmente o parlamentar mais votado do Brasil.

A agenda do Deputado Elcio Alvares como Governador interino já está definida. Amanhã, sexta-feira, ele viaja para Sooretama, onde participa de uma atividade com produtores rurais da área de mamão, de que o Espírito Santo é, hoje, um dos maiores produtores e referência, exportando o produto para vários países. Durante o fim de semana, e no feriado da Proclamação da República, descansará. Na terça-feira, já tem definidas audiências no Palácio Anchieta e na residência oficial da Praia da Costa, onde deve receber os Deputados Estaduais.