O Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Elcio Alvares, deu posse hoje (01/12/2011) pela manhã ao ex-senador Renato Casagrande (PSB) como governador do Espírito Santo. Ao abrir a sessão e anunciar sua finalidade, Elcio solicitou aos Deputados Theodorico Ferraço (DEM), Rodrigo Chamoun (PSB) e Sérgio Borges (PMDB) que conduzissem o Governador e Vice-Governador eleitos até o Plenário. A sessão foi suspensa para que os eleitos pudessem entrar. Reaberta a sessão, após a execução dos Hinos Nacional e do Espírito Santo pela Banda da Polícia Militar, Casagrande leu o compromisso do termo de posse.

Primeiro, foi empossado o ex-Senador Renato Casagrande como Governador; depois, o ex-Deputado Estadual Givaldo Vieira como Vice-Governador. Ainda pela manhã, mas antes da sessão destinada à posse do novo Governador e Vice-Governador eleitos em 03 de outubro de 2010, o Presidente Elcio Alvares empossou na vaga do Deputado Givaldo Vieira, que renunciou ao mandato para assumir a Vice Governadoria, o Deputado Roberto Carlos.

Após a posse e de ter ouvido o discurso do novo Governador, que pregou o entendimento com o Legislativo, o Presidente Elcio Alvares, afirmou que o Governador vai encontrar na Assembleia “um grupo e homens que entendem que, acima dos interesses pessoais, políticos ou partidários, estão os interesses do Espírito Santo”. E firmou o compromisso da Casa de colaborar ainda mais para o desenvolvimento do Espírito Santo. “Vossa Excelência terá a Assembleia Legislativa ao seu lado”, garantiu.

Em seu primeiro discurso como governador, Casagrande lembrou a época em que exerceu o cargo de Deputado Estadual, ainda quando a Assembleia Legislativa funcionava no antigo Palácio Domingos Martins, na Cidade Alta, em Vitória. Lembrou, ainda, o tempo de militância da juventude os ideais que o levaram a ingressar na vida política, iniciando como Deputado Estadual, em 1990. E salientou que, durante o mandato, começou a compreender a importância do consenso para a construção de um Espírito Santo melhor.

E afirmou que assinou o termo de posse para dar continuidade ao processo de união do Estado, considerando o diálogo e a transparência como bases da democracia e para sua administração. “Falo do diálogo que reconhece e enfrenta os desafios de hoje, ao mesmo tempo em que abre caminhos e alternativas para a construção do amanhã”, explicou. “Um diálogo que resulte em benefícios para a sociedade”, emendou. Casagrande voltou a afirmar que está aberto a todos, inclusive aos que não compartilham de suas idéias e convicções políticas, convocando todos os setores da sociedade para atuar em prol do Estado. Recordou que, durante muito tempo, o crescimento econômico e o desenvolvimento social foram vistos como antagonistas. Mas, adiantou, um não pode ser feito sem o outro, e o crescimento das regiões de forma equilibrada é o que vai permitir ao Estado investir em escolas, saúde, agricultura, saneamento, infraestrutura, habitação e transporte.

O novo Governador ressaltou que foi com o auxílio da sociedade que o Estado se livrou “dos desmandos” verificados na administração pública em épocas passadas, acrescentando que, com os padrões de eficiência implantados pelo Governo, e a colaboração da sociedade, o quadro mudou. “Agora, é hora de ampliar, de fortalecer as parcerias entre Governo e sociedade, unindo no mesmo esforço os municípios, instituições públicas e privadas”, sustentou, repetindo em seguida a frase que marca o início de seu Governo: “Juntos vamos muito mais”. E reportando-se ao presidente Elcio Alvares, garantiu: “Vossa excelência terá um governador que vai dialogar muito com essa Casa”.

“O que me trouxe até aqui foi a minha capacidade de viver com as diferenças”, disse o governador. E adiantou que já nesta segunda-feira (3) haverá convocação extraordinária da Assembleia Legislativa para que possa dar início às mudanças estruturais necessárias. A solenidade foi concorrida. Presentes o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Manoel Alves Rabelo; o procurador Fernando Zardini Antônio; o prefeito de Vitória, João Coser (PT); o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Pedro Valls Feu Rosa; o senador Magno Malta (PR); o conselheiro do Tribunal de Contas, Carlos Ranna. Presentes, ainda, os Deputados Federais Camilo Cola e Lelo Coimbra, ambos do PMDB; deputados estaduais deste mandato e os eleitos para a próxima legislatura; deputados federais eleitos, além dos escolhidos para integrar o primeiro escalão do Governo do Estado, prefeitos e outras autoridades. Após ser empossado na Assembleia Legislativa, o governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), chegou por volta das 11h20 à Praça João Clímaco, no centro de Vitoria, para a solenidade de transmissão do cargo, recebendo o Governo do Governador Paulo Hartung.