Falando em nome dos Deputados Estaduais, o Líder do Governo na Assembleia Legislativa, Deputado Elcio Alvares, destacou a parceria construída pelo Governo e Legislativo, ambos voltados para atender a população capixaba atingida pelas enchentes do mês de dezembro de 2013. De acordo com o parlamentar, a atuação do Governador Renato Casagrande durante todas as chuvas, que inundaram a maior parte do Estado, “foi exemplar” e com ela o governante conquistou “a confiança dos capixabas”.

Elcio: Ação do Governo gerou confiança nos capixabas

Elcio: Ação do Governo gerou confiança nos capixabas

As afirmações de Elcio Alvares foram feitas na reunião em que o Governador Renato Casagrande entregou ao Legislativo Estadual os projetos de lei que estão sendo chamados de “pacotão” da reconstrução do Espírito Santo. Agora, a Assembleia irá se reunir em sessão e, de acordo com o Líder do Governo, agirá no sentido de que o atendimento aos atingidos pela chuva seja feito no menor tempo possível. Considerou, ainda, que o gesto do Governador, de pessoalmente levar os projetos aos Deputados, estabelece um novo tempo na parceria entre Executivo e Legislativo no Estado.

A Assembleia Legislativa foi convocada, a partir da entrega dos projetos pelo Governador, pelo Presidente Theodorico de Assis Ferraço (DEM) e o trabalho parlamentar durante o recesso, para a aprovação das medidas de assistência à população, não serão pagos, o que ocorre normalmente durante uma convocação extraordinária do Legislativo. O Líder acredita que as medidas serão aprovadas de forma rápida, pois vê disposição em todos os Deputados para agirem em benefício da população.

Um dos projetos que os parlamentares irão votar é o que institui o Cartão Reconstrução. Por ele, as famílias que tenham rendimento até 3 salários mínimos irão receber R$ 2,5 mil para a compra de móveis e utensílios e, ainda, terão um crédito subsidiado de mais R$ 5 mil para compra de material de construção. Outro projeto agiliza o repasse dos recursos do Estado aos municípios, permitindo que as ações de reconstrução sejam feitas de forma mais rápida, minorando os problemas municipais e da população.