O Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Deputado Elcio Alvares, reuniu-se com o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Pedro Valls Feu Rosa, e iniciou com ele o diálogo para a adesão do Legislativo Estadual ao Programa de Ética e Transparência (Prete), lançado pelo TRE no mês de abril.
Após a reunião, acompanhado pelo Presidente Elcio Alvares o Desembargador Pedro Feu Rosa fez uma visita às dependências do Legislativo, conhecendo a estrutura da Secretaria de Comunicação da Casa, totalmente reformulada e ampliada pelo atual gestão. A Assembleia, através da TV, do rádio e de sua agência de notícias, irá divulgar o Prete e seus objetivos.
O desembargador ficou surpreso com as instalações da Secretaria de Comunicação Social e com os equipamentos disponíveis para os jornalistas, radialistas e técnicos que atuam no setor. Para o presidente do TRE-ES, a parceria com a Assembleia “extrema importância” para o êxito do programa. “Sinto-me orgulhoso de poder contar com essa parceria. O Poder Legislativo está intimamente ligado à discussão das questões que envolvem os principais problemas do país e do Estado”, assinalou o desembargador Feu Rosa.
O Prete tem por objetivo disseminar valores como a importância ética e da transparência eleitoral e também coibir a prática criminosa da compra de votos e outros desvios de conduta. A formação de eleitores conscientes, a informação sobre a Lei Eleitoral, o direito ao voto como instrumento de mudança e a eleição de representantes orgânicos e legítimos são outros objetivos do projeto.
As comunidades quilombolas e indígenas também devem ser alcançadas pelo programa, que se propõe, ainda, a estimular o voto dos jovens eleitores, facilitando a emissão do título nas escolas de ensino médio e nas comunidades.