O Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Elcio Alvares, entregou ao Ministro do Turismo do Brasil, Luís Barreto, o título de Cidadão do Espírito Santo, que lhe foi concedido pelo Legislativo Estadual. A entrega foi feita no Salão do Turismo, que a Secretaria de Turismo do Espírito Santo realiza no Centro de Convenções de Vitória.Barreto veio a Vitória para a abertura do Salão e, aproveitando sua visita, a Assembleia fez a entrega do título, já que ele não pode comparecer à entrega feita a outros homenageados.
A concessão to título, de acordo com o Deputado, é um reconhecimento ao que o Ministério do Turismo, tendo Barreto à frente, vem fazendo pelo Estado, participando ativamente na promoção do turismo capixaba e na alocação de recursos para o setor no Espírito Santo. Elcio já dirigiu o setor nacionalmente, na época em que foi Ministro da Indústria, pois a pasta agregava, então, a parte de turismo. O Ministério chamava-se, então, Ministério da Indústria, Comércio e Turismo.
“Sempre vi no turismo um dos melhores meios de se gerar renda e trabalho. E se já sabia isso, com a convivência no Ministério com os técnicos da área, confirmei a importância do turismo para a economia mundial. No caso do Brasil, de um modo geral, a receita com o turismo vem crescendo e o Espírito Santo, pela sua diversidade cultural e paisagística, possui excelentes condições para a expansão do turismo, o que efetivamente tem acontecido no Governo Paulo Hartung e graças à atuação do Secretário Marcos Vicente, que tem recebido o apoio do Governo Federal”, frisou o Presidente da ALES.
Anualmente, por proposição dos Deputados, a Assembleia Legislativa homenageia ilustres personalidades que não são naturais do Espírito Santo concedendo-lhe o título de Cidadão Capixaba. Esta concessão é feita àqueles que tenham dado uma efetiva contribuição para o Estado, seja na área econômica, como é o caso do turismo, seja na cultural, política, esportiva, etc. Os nomes apresentados pelos Deputados são submetidos à apreciação do Plenário da Assembleia, que tem de aprová-los.