O Deputado Elcio Alvares apresentou, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, proposição de realização de Sessão Solene em homenagem à imprensa, destacando o octogésimo terceiro aniversário de fundação do jornal A Gazeta, a partir do qual se criou a atual Rede Gazeta, composta de jornais, rádios e TVs. Com a sessão, o Legislativo Capixaba reconhece a importância da mídia na formação da opinião pública e na informação dos cidadãos e, ao mesmo tempo, releva o papel desempenhado pelo jornal A Gazeta desde sua fundação e, hoje, por todos os veículos que compõem a rede.

O jornal A Gazeta completa, no dia 11 de setembro deste ano, 83 anos de fundação. Criado para a publicação de classificados, aos poucos o jornal tornou-se em um dos principais veículos de informação do Estado, ampliando sua cobertura e melhorando sua parte técnica. Ao mesmo tempo incorporou novos profissionais, ampliando sua redação, lançando novas secções e cadernos e aumentando sua cobertura do Estado. Tendo à sua frente Carlos Lindenberg Filho e Eugênio Pacheco de Queiróz, a empresa começou sua expansão implantando um canal de TV, a TV Gazeta.

Depois, veio a Rádio Gazeta AM e, em seguida, os outros veículos da Rede, incluindo a implantação de estações de TVs nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Colatina. Hoje, a Rede Gazeta possui não apenas um, mas dois jornais – A Gazeta e Notícia Agora -, várias rádios, incluindo a Rádio CBN, que acabou de completar 15 anos no ar, e um portal on line, o Gazeta Online. O grupo é um dos mais importantes grupos de mídia regionais no Brasil.

“Ao propormos esta homenagem ao jornal A Gazeta e à Rede Gazeta, na verdade estamos homenageando a imprensa, pois ao longo dos anos os veículos que compõem a rede têm exercido um relevante papel jornalístico no Espírito Santo, informando o cidadão, ajudando-o a formar sua opinião e, ao mesmo tempo, defendendo os interesses do Estado”, afirma o Deputado Elcio Alvares.