O Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Elcio Alvares, que participou, na quinta-feira, dia 15 de outubro, da assinatura de doação, destacou a importância da implantação em Guarapari do Instituto Federal de Educação (IFES) (foto no Flickr ), cuja escola funcionará no prédio antes usado pela Faculdade J. Simões. A nova escola, que atenderá ao município e às regiões vizinhas, começa a funcionar no primeiro semestre do próximo ano, levando, de acordo com o parlamentar, “educação de alto nível para a população da região e oferecendo cursos profissionalizantes do mais alto gabarito”.
Fazendo eco ao que disse o Governador Paulo Hartung após a assinatura da doação do prédio e da área, com mais de 40 mil metros quadrados, o Deputado descacou que o IFES é uma instituição que possui um ensino de excelência, permanentemente em evolução, como mostra o fato de estar oferecendo cursos superiores e não mais só técnicos.
Com a implantação do IFES em Guarapari, não só o município, mas toda a região, ganha o que há de melhor no Brasil em ensino técnico profissionalizante, disse o Deputado, lembrando que se a implantação de um pólo siderúrgico em Anchieta for consolidado, a instituição estará formando profissionais já com mercado certo.
O Ifes de Guarapari irá atender a mais de 1200 alunos. A unidade irá ofertar Cursos Técnicos Integrados com o Ensino Médio de Jovens e Adultos; Curso Técnico; Licenciatura Plena para Formação de Professores; e Engenharia Plena, com duração de cinco anos. A definição dos cursos ofertados depende da realização de audiências públicas no município para discutir com a população o eixo tecnológico e a linha de atuação que serão implantados.
O Ifes é resultado da união de todas as unidades de ensino que formavam o Cefetes (Vitória, Colatina, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Cariacica, Aracruz, Linhares e Nova Venécia) e das Escolas Agrotécnicas Federais de Alegre, Colatina e Santa Teresa. É uma instituição de ensino público especializada na oferta de educação profissional e tecnológica em diferentes modalidades de ensino: Técnicos Integrados com o Ensino Médio; Técnicos; Superiores de Tecnologia, Licenciatura, Engenharia e Bacharelado; Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu.