Acompanhando o Governador Paulo Hartung e o Vice-Governador Ricardo Ferraço, o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Elcio Alvares, participou da solenidade de promoção de 54 profissionais do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, sendo 33 deles para oficiais e 21 para praças. As promoções são resultados da reformulação da estrutura da corporação, aprovada pelo Legislativo Estadual neste ano.
A solenidade serviu, ainda, pra o lançamento do livro que conta a história do Corpo de Bombeiros capixaba. O livro relata a construção da instituição e de sua identidade ao longo de 96 anos de existência, mostra a evolução a partir das ações de combate a incêndio, inicialmente feitas por populares e voluntárias, passando aos serviços prestados por presos com supervisão estatal ou exercidas de forma alternada com o patrulhamento das ruas executados por policiais.
O Corpo de Bombeiros ganhou, a partir da aprovação de nova legislação pela Assembleia, uma nova estrutura, que permitirá a redução do tempo-resposta do atendimento emergencial com a criação de unidades nos municípios de Nova Venécia, Aracruz, Cariacica, Anchieta e Guaçuí.
Após a construção das novas unidades serão 14 os municípios que contarão com unidades operacionais: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta, Marechal Floriano, Linhares, Colatina, São Mateus, Aracruz, Nova Venécia e Guaçuí, o que redundará na diminuição do tempo-resposta aos atendimentos das ocorrências em todo o Estado e no aumento da capacidade operacional em 40%.
Também foram apresentados os novos 84 alunos soldados do Corpo de Bombeiros, que estão iniciando o Curso de Formação de Soldados, cujo término está previsto para dezembro deste ano. Os futuros soldados integrarão as novas unidades contempladas no plano de expansão, tanto da Grande Vitória como no interior.