O movimento Espírito Santo em Ação, com o apoio de várias entidades representativas dos mais importantes segmentos econômicos do Estado, em Nota Oficial, elogiou a iniciativa tomada pelo Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Elcio Alvares, de promover a reforma administrativa no Poder, reduzindo o número de cargos comissionados com a transformação deste tipo de função em cargos efetivos, a serem preenchidos por concurso público. Além do Espírito Santo em Ação, a Nota é assinada pelas Federações das Indústrias, do Comércio, da Agricultura e dos Transportes, além do Fórum de Entidades e Federações do Espírito Santo.

Intitulado “Um serviço público de qualidade”, a Nota do Espírito Santo em ação ressalta as mudanças realizadas no Espírito Santo nos últimos anos e destaca a profissionalização no serviço público, que vem sendo adotada no âmbito dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, indo ao encontro dos anseios da população, argumentando que o “fluxo de profissionalização e transparência não pode parar”.

“Nessa semana, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa deu um passo no sentido da qualificação do serviço público ao apresentar projeto de lei que inverte a atual lógica de ter em seu quadro de servidores mais funcionários comissionados que efetivos. A reforma administrativa da Casa Legislativa está nas mãos dos Deputados Estaduais (…). Cabe a eles ainda colocar esta proposta em prática, ao aprovarem a realização de concurso público para preenchimento dos cargos comissionados que poderão ser transformados em efetivos”, afirma a nota subscrita pelas entidades.
Na conclusão, as entidades afirmam: “Acreditamos que a agilidade na votação e aprovação deste projeto poderá dar a continuidade ao ciclo de desenvolvimento que o Espírito Santo passa, ao integrar a Assembleia Legislativa neste fluxo de qualidade, contribuindo assim para a confiança dos capixabas nos órgãos públicos”.