O Exército Brasileiro, através do 38 Batalhão de Infantaria, de Vila Velha, aproveitou-se da Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Espírito Santo em homenagem ao Dia do Soldado, e homenageou o Deputado Elcio Alvares com uma placa de reconhecimento. O parlamentar foi Ministro da Defesa no Governo de Fernando Henrique Cardoso, quando teve uma convivência muito próxima com os militares das três armas – Exército, Marinha e Aeronáutica – cujo trabalho foi por ele destacado durante a solenidade.

O Comandante do 38 BI, Tenente-Coronel Luiz Fernando Delaje, antes da entrega da placa comemorativa ao Deputado, lembrou que o Dia do Soldado coincide com o nascimento do Duque de Caxias e é, também, uma homenagem a ele, que no seu entender, encarna o espírito do Exército, que é servir. Citou os exemplos de ações das forças em Vila Velha durante alagamentos e no combate à dengue. Na sessão, foram homenageados os militares Marcelo Leal Lopes Filho, aluno destaque do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva; soldado Lucas Bravin de Oliveira, praça mais distinto; soldado Welerson da Cruz Furtado, melhor atirador combatente; e soldado Davi Balbi, combatente de melhor aptidão física.

APRENDIZADO E AMIZADE

Autor da proposta da sessão em homenagem ao Dia do Soldado, o Deputado Elcio Alvares destacou o trabalho feito pelas Forças Armadas no Brasil, garantindo a sua segurança e, ao mesmo tempo, dando sinais de grandeza e patriotismo. Lembrou-se, então, de sua aproximação com os militares no período de criação e implantação do Ministério da Defesa e reconheceu ter uma dívida de gratidão com os militares pelo que aprendeu no Ministério e na convivência com ele, mostrando a importância dos valores, que geram respeito e admiração pelo trabalho dos militares.

Ao representar os militares o soldado, de acordo com o Deputado Elcio Alvares, é também um integrante muito próximo das famílias brasileiras, pois e delas que provem. Neste caso, o soldado passa a ser um símbolo de todas as Forças Armadas, não encarnando apenas o Exército, a quem a homenagem foi direcionada, mas abrangendo, ainda, as outras forças, onde existem postos semelhantes, ocupados por valorosos brasileiros, que tem o mesmo objetivo de servir a Pátria.

Mostrando-se emocionado e citando militares com quem conviveu no exercício do cargo de Ministro da Defesa, o parlamentar concluiu sua fala voltando a ressaltar a importância dos militares e afirmou, de forma enfática, que “ser militar é uma honra muito grande, pois dão tudo ao País sem pedir nada em troca. Foi na convivência com os militares, durante minha permanência no Ministério da Defesa, que aprendi a amar ainda mais o Brasil”.