O Deputado Elcio Alvares, comentando o volume de acidentes de trânsito no Espírito Santo e no País, disse apoiar a obrigatoriedade de os motoristas se submeterem ao teste do bafômetro. Ele considera que esta obrigatoriedade ajudaria na redução do número de acidentes, separando, de forma clara, o ato de dirigir do de consumir qualquer tipo de bebida alcoólica.

Elcio lembrou que participou, há algum tempo, de audiência pública promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-ES) em que o assunto foi discutido e o fez para demonstrar seu apoio à medida. Como Líder do Governo no Legislativo Capixaba, o parlamentar foi o principal articulador para a aprovação da Lei Seca, que reprime a venda de bebidas alcoólicas e endurece a fiscalização do trânsito.

O Deputado lembrou que o Superior Tribunal de Justiça afirmou, na apreciação de processo, que os motoristas não estão obrigados a se submeterem ao teste do bafômetro. Por isso, defende que se faça uma legislação específica, instituindo esta obrigatoriedade, só não o fazendo em nível de Estado por ser a legislação de competência da União, só podendo ser proposta no Congresso Nacional.

Segundo Elcio Alvares o uso do bafômetro já mostrou sua efetividade na redução do volume de acidentes de trânsito. Além do teste, o Deputado defende outras medidas de combate às irregularidades no trânsito, como blitz e maior fiscalização, sobretudo a noturna, quando os acidentes mais graves acontecem.