Por solicitação do Deputado Elcio Alvares e mediante aprovação do Plenário, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo homenageia, na segunda-feira, dia 14, em uma Sessão Solene os 25 anos da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – ADRA, uma organização humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que atua no Brasil e em vários outros países e que focaliza sua atenção em cinco áreas: Segurança Alimentar, Desenvolvimento Econômico, Educação Básica, Saúde Primária, e Gestão de Emergências.
A sessão começa às 19 horas, no Plenário Rui Barbosa, o principal do Legislativo e, nela, serão feitas várias homenagens, envolvendo pastores e participantes da Associação. Cada um deles receberá uma placa marcando a homenagem do Legislativo Capixaba à organização, um reconhecimento à sua ação, não só o Espírito Santo, mas em todos os Estados e países onde desenvolve suas atividades.
No Brasil a ADRA administra 41 CADECs – Centro Adventista de Desenvolvimento Comunitário. Estes têm dentre suas atividades a capacitação profissionalizante de jovens e adultos oriundos de famílias carentes para sua inserção no mercado de trabalho. Os CADECs oferecem oficinas de corte e costura, bordado, pintura, cabeleireiro, manicure, panificação, culinária, fabricação de produtos de higiene pessoal, computação, alfabetização de jovens e adultos, entre outros.
A ADRA é atualmente uma das principais organizações de ajuda humanitária não-governamentais no mundo. Em 1997 a agência recebeu o Status Consultivo Geral das Nações Unidas, uma oportunidade única que deu à entidade voz ativa na comunidade internacional. Em 2006 prestou auxílio para aproximadamente 46.8 milhões de pessoas com recursos avaliados em mais de 288 milhões de dólares. Mais de 4.600 pessoas compõe a equipe da ADRA distribuídos em 125 países.
Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) foi reconhecida como uma das 100 marcas mais valiosas entre as 1,5 milhões de entidades sem fins lucrativos nos Estados Unidos, de acordo com relatório da Cone Nonprofit Power Brand 100, que apareceu no New York Times e em outras publicações proeminentes. Nele, a ADRA está em 76º lugar dentre as organizações que trabalham para prover ajuda humanitária, proteção ambiental, assistência social, educação, serviços de saúde e advocacia dos direitos dos animais.
A ADRA foi reconhecida, por quatro anos consecutivos, como uma das 400 organizações sem fins lucrativos dos EUA, de acordo com a Chronicle of Philanthropy, um informativo quinzenal do mundo das organizações sem fins lucrativos mundiais e a fonte máxima de notícias para as entidades caritativas. A Better Business Bureau (BBB) Wise Giving Alliance também conferiu à ADRA seu quinto Selo Caritativo consecutivo em reconhecimento à sua eficiência e compromisso para com a transparência e prestação de contas. A ADRA também segue detendo a classificação de quatro estrelas na Charity Navigator, o maior avaliador independente dos EUA.