A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) fechou 2009 contabilizando o maior número de proposições apresentadas nos últimos oito anos. Foram 1.265, a maioria de autoria dos deputados, segundo o Presidente do Legislativo Estadual, Deputado Elcio Alvares. Ele considerou muito positivo o desempenho do Legislativo em 2009 ressaltando que os Deputados estão afinados com a opinião pública e desenvolvendo todo um trabalho em favor do Estado e de seus concidadãos.

Tramitaram na Casa Projetos de Lei, Projetos de Lei Complementar, Projetos de Resolução, Projetos de Decreto Legislativo, Propostas de Emenda Constitucional e mensagens de veto. Foram 1.035 de autoria dos deputados, 115 do Governo do Estado, 17 da Mesa Diretora, cinco do Tribunal de Justiça, cinco do Ministério Público e seis do Tribunal de Contas, além de 82 mensagens de veto do governador Paulo Hartung (PMDB).

Das matérias apresentadas, 877 foram votadas e 389 continuam em tramitação. Foram expedidas, ainda,538 Indicações e apreciados 2.958 Requerimentos.  A Indicação é feita pelo deputado quando há impedimento constitucional para que ele apresente determinada sugestão em forma de projeto.

As matérias apresentadas este ano superaram a média dos últimos oito anos. De 2001 a 2008, foram apresentadas 4.689 proposituras, uma média de 586 proposições/ano. E todas as propostas enviadas pelo Governo do Estado foram debatidas e votadas pelo Plenário.

Foram realizadas 203 sessões, sendo 123 ordinárias, quatro extraordinárias, 45 solenes e 31 especiais. Nas solenes, são feitas entregas de honrarias e títulos de cidadania; nas especiais, geralmente um tema de interesse público é abordado ou uma autoridade é ouvida.