O Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Deputado Elcio Alvares, promulgou lei que dá à Escola de Música o nome de Maurício de Oliveira, falecido neste ano, e considerado um dos maiores violonistas do Brasil. Ao assinar a lei, o Deputado afirmou que a homenagem é mais do que justa, reconhecendo a contribuição que o homenageado deu para a música no Espírito Santo e no Brasil. Comentou, ainda, a maestria de Oliveira nas apresentações públicas, capaz de emocionar as pessoas ao executar uma peça musical.
A lei recebeu o número 9.334 e foi apreciada e aprovada pelos Deputados Estaduais, tendo tramitado pelo Legislativo neste segundo semestre de 2009. Com a sua publicação, a nova denominação da faculdade será Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira. Em vida, uma das gravações de Oliveira foi da obra de Villas Lobos, um dos maiores compositores clássicos brasileiros. Conhecido no Estado, no Brasil e fora do país, Maurício apresentou-se em vários países, tendo sua vida retratada em livro de Marien Calixte e em filme de Cloves Mendes.
“Ao aprovar a lei, dando seu nome à faculdade, a Assembléia não só reconhece o valor e a importância de Maurício de Oliveira para a música, mas presta-lhe uma homenagem que, temos certeza, todo o Espírito Santo aplaude. Ela é mais do que justa, pois, afinal, certamente o maestro gostaria de ver seu nome associado à música e à formação de novos músicos”, afirmou Elcio Alvares.
Uma merecida homenagem a este artista que se foi, mas que deixou-nos um legado musical astronômico.