A Assembleia Legislativa do Espírito Santo, dentro dos princípios de maior controle, contenção de gastos e de modernização do Legislativo adotados pela Mesa Diretora presidida pelo Deputado Elcio Alvares, começou a implantar o controle biométrico de ponto para os servidores administrativos da casa. No caso do controle de ponto, a frequência dos servidores será informada diretamente ao Recursos Humanos, sem necessidade do uso de folha de ponto, como acontece atualmente, o que acabará com a possibilidade de servidores receberem vencimentos sem cumprir a carga horária de 8 horas diárias

Esta é apenas uma das ações que o Legislativo Estadual irá desenvolver neste ano, voltado para o seu funcionamento interno. No todo, serão 15 diferentes ações, incluindo o lançamento de um novo portal da transparência, que conterá todas as ações parlamentares – inclusive os gastos – e a instalação do novo Centro de Processamento de Dados (CPD)..

Haverá mudanças também na garagem e no estacionamento externo, que serão reformados e ampliados e ganharão mais 240 vagas. Com a política de contenção adotada pela Mesa Diretora, a Assembleia teve sobra de caixa e é com esta sobra que estão sendo feitas as reformas necessárias no seu prédio sede e a aquisição de maquinário. Também com a sobra foi pago o reajuste de 11,98% aos servidores do Legislativo.

O presidente da Ales, deputado Elcio Alvares (DEM), garantiu que as reformas não podiam esperar pois a Casa sofria com sérios problemas estruturais. Ele explicou que todos os setores deverão apresentar as suas demandas e que novas ações serão implementadas ao longo de 2010. “O prédio da Ales tem cerca de 10 anos e precisava de reformas urgentes, inadiáveis e que agora foram colocadas em execução. Não podemos passar isso para outra Mesa e ressalto que o problema vem de várias outras administrações, mas tivemos que enfrentá-lo e vamos entregar uma nova Casa ao final de 2010”, garantiu.

Com relação às eleições, o presidente salientou que fará o possível para que a Casa corresponda às suas demandas administrativas e legislativas sem perdas. “Este é um ano delicado, de eleições, envolvendo os próprios deputados, mas vamos fazer todo o esforço para dar continuidade aos trabalhos. Temos a preocupação de deixar a parte legislativa da Casa inteiramente incólume, sem nenhum arranhão por conta da atividade política de 2010. Essa é a nossa meta e conto com a colaboração de todos os deputados”, reiterou o presidente Elcio Alvares.