O Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Deputado Elcio Alvares, ao comentar a chegada ao Legislativo do projeto da Lei das Diretrizes Orçamentárias do Estado destacou a manutenção da saúde, educação, defesa social e redução da pobreza como as principais diretrizes do Governo Estadual para os próximos anos. Segundo disse, com a aprovação do projeto pelos Deputados, transformando-o em lei, o Estado ganha segurança de prosseguimento das políticas adotadas pelo Governador Paulo Hartung.

No total, informou o parlamentar, a Lei de Diretrizes Orçamentárias consagra doze eixos principais. Além de saúde, educação, defesa social e redução da pobreza contempla ainda o desenvolvimento econômico, com a sua interiorização e foco na agricultura, a rede de cidades e serviços, a logística de transporte e o meio ambiente. “Todos, como sabemos, são muito importantes, sobretudo a questão dos serviços nas cidades e a logística que, aplicada, irá permitir a melhor mobilidade do cidadão”, afirmou Elcio Alvares.

O Deputado disse que completando as diretrizes, que são os grandes eixos formados a partir do planejamento estratégico feito pelo Estado, estão a identidade e imagem capixabas, a inserção estratégica regional e a gestão e qualidade das instituições. De acordo com o Deputado o Espírito Santo teve um avanço muito grande nos últimos anos, saindo de uma situação muito difícil e chegando a destaque nacional, com o maior crescimento econômico entre os entes da federação. Por isso entende que ao reafirmar os eixos de atuação, o Governo está assegurando o prosseguimento das políticas hoje adotadas, que se mostraram exitosas.

O projeto de lei sobre as diretrizes orçamentárias, que é anual, irá, agora, tramitar pelo Legislativo passando primeiro pela Comissão de Finanças, onde será apreciado e fazendo a tramitação até chegar ao Plenário para a apreciação de todos os Deputados, que o irão votar e, espera o Presidente do Legislativo, aprová-lo, transformando em lei as diretrizes que contempla, incluindo os eixos de atuação do Poder Público no Espírito Santo.