O Deputado Elcio Alvares é um dos parlamentares capixabas que apoiaram indicação ao Governador do Estado, aprovada pela Assembleia Legislativa, visando à proposição de projeto de lei complementar que regule as condições especiais para a promoção dos cabos e soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Espírito Santo. A proposição foi apoiada por 28 dos 30 Deputados com assento no Parlamento estadual.
De iniciativa do Deputado Da Vitória, o projeto estabelece que a promoção especial só será concedida a cabos e soldados que tenham, no mínimo, 15 anos de efetivo exercício prestado à PMES ou ao Corpo de Bombeiros do Estado, restringindo-se, ainda, aos praças combatentes das duas corporações. A proposição dos Deputados estabelece todas as condições para a promoção especial.
A indicação foi encaminhada ao Governador Renato Casagrande por ser do Executivo Estadual a iniciativa de leis que regulam as atividades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e estabeleçam critérios para as promoções e movimentações dos quadros das duas corporações. Na indicação, os Deputados, com o apoio do Deputado Elcio Alvares, frisam que “a regra que ora pretende-se implantar não traz regalias aos militares estaduais”, argumentando que as promoções servirão para motivar os policiais no desempenho de suas funções.
Outro ponto apontado é que em “Estados da federação a chamada promoção automática é uma realidade, a exemplo do Rio de Janeiro e Minas Gerais. No Rio a promoção que se pretende com esta propositura é feita aos 08 (oito) anos de serviço e em Minas Gerais 10 (dez) anos”.