A reforma administrativa que a Mesa Diretora irá enviar à apreciação dos Deputados Estaduais proporcionará uma economia mensal de R$ 300 mil só com a transformação de cargos que hoje são preenchidos pelo sistema de comissionamento para o preenchimento efetivo, através de concurso público. Os estudos para a reforma estão no seu final e, segundo o Presidente Elcio Alvares, o projeto será encaminhado o mais rapidamento possível aos parlamentares, que irão apreciá-lo e votá-lo.
Hoje, de acordo com o Deputado Elcio Alvares, o Legislativo capixaba tem em sua área administrativa – não incluindo os cargos alocados para os Gabinetes dos Deputados – 908 servidores. Deles, 535 são comissionados e a intenção é que, após a reforma, este número caia para 261 cargos em comissão. “O que estamos buscando, dentro do que foi prometido no início do nosso mandato como
Presidente, é dar maior transparência a todos os procedimentos do Legislativo. E, neste sentido, nada melhor do que preencher os cargos através de concurso público, que premia o mérito de cada um dos aprovados”, afirma o Presidente.
De acordo com o Presidente Elcio Alvares, quando a equipe de gestão da Assembleia começou a estudar uma reforma administrativa acabou constatando o que o Ministério Público havia apontado, a existência de funções inconstitucionais na estrutura administrativa do Poder. Com a reforma, serão feitas as correções necessárias, colocando as funções e cargos do Legislativo Estadual dentro dos preceitos constitucionais.