O Presidente Nacional dos Democratas, Deputado Federal Rodrigo Maia, reafirmou a posição do partido no Espírito Santo, de apoio ao Governador Paulo Hartung, confirmando o que já havia dito ao Presidente Regional, Deputado Elcio Alvares, na sua posse no cargo. A declaração de Maia foi feita à Folha de S. Paulo e publicada na segunda-feira, dia 28 de setembro. Nela, ele afirma que o caminho no Espírito Santo é o do fortalecimento do partido e que, nesta busca, está inserido o apoio ao Governo do Estado, conforme já deliberado pelo Democratas capixaba.

De acordo com o Presidente Nacional do Democratas, Deputado Rodrigo Maia, o PSDB, que é um tradicional aliado do Democratas – ambos fazem oposição ao Governo Federal – não pode exigir o rompimento do partido com o Governo Capixaba. A declaração de Maia foi feita no contexto da discussão de alianças regionais com o PSDB, depois de uma conversa com o Governador José Serra, que é um dos nomes cogitados para ser candidato à Presidência da República. O Deputado, segundo a Folha de São Paulo, reclamou das negociações envolvendo alguns Estados da Federação, na formação da aliança entre os dois partidos.

Falando especificamente sobre o Espírito Santo, Rodrigo Maia reafirmou o que já havia dito ao Presidente Elcio Alvares, sancionando a aliança feita com o Governo e o apoio à candidatura Ricardo Ferraço. Segundo ele, o objetivo do Democratas no Estado é de fortalecer a legenda, ampliando sua representatividade. “É isso o que estamos buscando, com a filiação de novas lideranças e uma aliança firme com o Governo. Temos certeza que o Democratas irá sair fortalecido das eleições do próximo ano”, afirma o Presidente Regional, Deputado Elcio Alvares.

Rodrigo Maia falou, também, sobre o Rio de Janeiro, onde o PSDB insistia em lançar candidato próprio ao invés de apoiar o nome do Deputado Fernando Gabeira, como deseja o Democratas. Neste caso, houve uma intervenção direta do Governador José Serra, que pediu ao partido que mudasse sua posição. Na conversa com os tucanos, segundo a Folha, Rodrigo defendeu, ainda, o apoio ao candidato do PDT no Paraná e ao do PSB na Paraíba. E completou fazendo a defesa da posição dos Democratas no Espírito Santo.