O município de Vila Velha irá ganhar um novo hospital com a reativação do Hospital dos Ferroaviários, em São Torquato, que será assumido pelo Governo do Estado e, segundo anúncio feito pelo Governador Renato Casagrande, estará em funcionamento no mês de abril, inicialmente com 50 leitos, ampliando a oferta de atendimento à saúde no município.
O Líder do Governo na Assembleia Legislativa, Deputado Elcio Alvares, participou da solenidade de assinatura da ordem para reabertura do hospital e comentou que, com a ação, o Governo atende a população canela verde, oferecendo nova alternativa de atendimento. Lembrou que o hospital foi fechado há mais de um ano, diminuindo a capacidade de assistência à saúde em Vila Velha. “Apoiamos integralmente a ação do Governo por entendermos que uma das coisas mais prioritárias é o atendimento à saúde e como Deputado por Vila Velha só podemos aplaudiu a iniciativa” comentou o parlamentar.
O Hospital dos Ferroviários foi fechado depois que uma auditoria feita pelo Governo do Estado identificou irregularidades nele. Sem recursos para tocá-lo, a Associação que é sua proprietária decidiu encerrar suas atividades. Agora, o Governo do Espírito Santo usou dispositivos legais que lhe permitem requisitar um bem com o objetivo de destiná-lo ao serviço público. Será também o Estado que irá gerir o hospital.
No final, quando todo o processo estiver concluído, que deve ocorrer até o meio deste ano, 95 leitos serão disponibilizados para o atendimento. Deles, 16 serão destinados ao tratamento de álcool e drogas, voltado principalmente para adolescentes e jovens. Outros 27 leitos serão destinados às cirurgias, com 34 sendo destinados ao atendimento de clínica médica. O número se completa com 10 leitos de UTI e oito que ficarão para os chamados cuidados paliativos. “A abertura do Hospital é uma boa notícia para Vila Velha, um presente que o Governo do Estado nos está dando, atendendo às reivindicações do município”, concluiu o Deputado Elcio Alvares.